Pular para o conteúdo principal

8 apps interessantes para escritores

É um fato que nos dias atuais, estamos cada vez mais conectados com os smartphones, tablets, e quaisquer outras tecnologias que sejam portáteis, práticas e que garantam várias possibilidades de uso, e isso inclui a nós, escritores.

Por esse motivo, muitos desenvolvedores criam aplicativos que podem auxiliar todo o processo de escrita e criação de histórias. Eu estou sempre instalando e desinstalando os que encontro que parecem bons, e agora vou compartilhar com todos quais os apps que uso e acredito serem ótimos para escritores, mas não vou falar sobre as plataformas de publicação online ou altamente conhecidos como fonte de pesquisa (como Google e Wikipédia), apenas aplicativos de apoio.





1. Story Plot Generator de ARC Apps

O aplicativo é bastante simples e leve, apesar de estar disponível apenas em inglês. Nele, o usuário pode escolher um gênero literário (entre Ação/Thriller, Drama, Ficção Científica/Espaço, Cena de Assassinato, Fantasia/Magia, Horror/Suspense, Romance, Super-heróis e Apocalipse) e algumas informações básicas sobre um "enredo" são sorteadas e podem gerar a ideia de uma história para o usuário.
É claro que existe o risco de as mesmas coisas serem sorteadas para pessoas diferentes e alguns podem achar que criar uma história a partir do que esse app (e outros parecidos) gerou não é exatamente uma marca de criatividade ou originalidade. Porém, ele é ótimo para os dias em que não se consegue ter ideia alguma, e com certeza os resultados e outros detalhes podem ser modificados pelo escritor para deixar a história com a sua própria marca.

2. Plot Scenario Generator de vector
A ideia desse app é bem parecida com a do anterior, mas a diferença é que ele não dá ideias gerais sobre a história como um todo e dos personagens, e sim de cenas iniciais para a sua história, o que pode ser uma das maiores dificuldades para os escritores.
Assim como no outro aplicativo, os detalhes podem ser modificados para se adequar com outras ideias que você já teve anteriormente e para que carreguem mais do seu próprio estilo.

3. Random Name Generator de ARC Apps
Dos mesmos desenvolvedores de Story Plot Generator, esse aplicativo foca em nomes de personagens, e gera para o usuário combinações sorteadas de nomes e sobrenomes. Um detalhe que acho sensacional é que ele dá a opção de escolher qual a nacionalidade ou idioma de onde os nomes vêm, o que é um fator muito importante para a identidade dos personagens. Além disso, ele salva todos as combinações geradas em uma lista, então você pode continuar gerando vários nomes para ver mais opções sem perder aqueles que apareceram antes e sem se preocupar em anotar tudo em outro app ou em uma folha.


4. Writing Prompts de ARC Apps
Este aplicativo tem uma função idêntica ao número 2 da lista, a diferença está mais no desenvolvedor (caso você goste de usar aplicativos gerados pela mesma equipe) e na estilística, que é bem mais sofisticada e bem trabalhada do que no anterior. Outra diferença é que agora existe a opção de usar o aplicativo em inglês ou espanhol.

5. wikiHow: como fazer tudo de wikiHow
Talvez o site já seja conhecido por alguns, mas se não for, também é uma ótima opção de plataforma que pode ser acessada em desktop e em mobile. WikiHow é uma wikia (uma enciclopédia online) que reúne artigos que ensinam como fazer as mais variadas coisas: cozinhar, abrir fechaduras com clipes ou outros instrumentos, criar uma língua, trocar um pneu, até mesmo como ser uma sereia e praticar bruxaria. É uma fonte de pesquisa fantástica caso você queira escrever sobre algo que não sabe exatamente como se faz, além de ser útil para a vida em geral.

6. Dropbox de Dropbox, Inc.
Com certeza qualquer artista em geral - na verdade, qualquer pessoa - já ficou com medo de perder todos os arquivos e criações feitas, além de também ter a possibilidade daquele momento chato em que você quer se lembrar de alguma informação e lembra que ela só está disponível no computador/celular/tablet/pen drive que está longe de você ou não pode ser aberto no momento. Para isso servem os aplicativos de carregamento na nuvem, e o Dropbox é apenas um deles que eu gosto de usar, mas você também tem o OneDrive da Microsoft, o Google Drive do Google, iCloud, Mega, Minha Teca e diversos outros.

Colocando seus arquivos importantes na nuvem, eles podem ser acessados, modificados e carregados a partir de qualquer dispositivo desde que você tenha o aplicativo instalado e entre na sua conta. Os aplicativos de nuvem também garantem que seus arquivos estejam seguros para acesso caso seu dispositivo quebre ou em diversas outras situações em que normalmente arrancaríamos os cabelos de preocupação.

Porém, a dica é de que sempre haja uma cópia de segurança em outros dispositivos. Não salve apenas na nuvem e conte com isso como segurança total, porque afinal, sua conta pode ser hackeada ou o aplicativo pode sair de ar. É altamente recomendado que tudo que se tem como importante esteja salvo em uma (ou mais) nuvem(ns), em um (ou mais) pen drive(s), em um (ou mais) CD(s), e assim por diante.

7. Name Generator de wavefront studio
Mais um sorteador aleatório de nomes e sobrenomes para os personagens. A diferença desse app para o anterior é que ele não salva os nomes em uma lista - então é bom ter algum lugar para anotar os resultados ou tirar vários prints dos que gostou -, contudo, possui mais opções de nacionalidades/idiomas para os sorteios.


8. Generator for No Man's Sky de wavefront studio
Este é um aplicativo que sorteia e gera nomes, mas dessa vez não é de personagens, e sim de quatro categorias diferentes: planetas, sistemas estelares, animais e plantas.
Além disso, você pode selecionar na barra superior três níveis de complexidade para os nomes, que basicamente é se será um nome único ou se serão dois ou três nomes em conjunto.

Se gostou das dicas, então é só ir no Play Store e baixar os aplicativos, e caso tenha alguma sugestão interessante, deixe nos comentários e então é possível que outra postagem como essa seja publicada com mais sugestões, e não deixe de comentar sua opinião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The Ghost #1

Porque às vezes é preciso lutar pelo que realmente importa.  ( Tradução : Diz-se "Antiga parede" perto da linha pontilhada, "Nova parede" perto da retângulo preto e "Fantasma que morreu antes da nova parede" perto do fantasma. Ele diz "Eu vejo que você construiu uma nova parede mas ela é estúpida e eu escolhi ignorá-la". Texto feito em inglês para manter o fantasma sem gênero, manobra um pouco mais difícil em português.)

NaNoWriMo

Olá, desculpem-me por ter sumido do blog, prometo que não farei mais isso, porém esses três meses foram realmente tensos e corridos na escola com várias provas, trabalhos e relatórios para fazer, além de outros compromissos. Hoje retornei para falar do NaNoWriMo (National Novel Writing Month) . Para quem nunca ouviu falar, é um site feito especialmente para o incentivo de escritores do mundo todo, sendo mais como um programa mesmo, uma atividade. Qual a proposta do site? Bem, você cria a sua conta e monta o seu perfil, e a proposta do site é: nos 30 dias do mês de novembro, você se desafia a escrever 50 mil palavras em sua obra. É, isso mesmo, 50 mil. Eu vi sobre o site no Facebook, justamente depois de ter me proposto uma meta de escrever, no mínimo, mil palavras por dia, e achei a proposta bastante interessante, principalmente para me ajudar e também a qualquer um que gosta de um desafio e precisa de um impulso para ir em frente com a sua história. Eu mesma devo admitir que es