Pular para o conteúdo principal

Para os escritores amadores e de fanfics: Como atrair e manter leitores

Isso é originalmente uma mensagem que mandei para uma pessoa no site Nyah! Fanfiction, mas depois de escrevê-la, pensei que seria uma boa ideia postá-la aqui também para que mais pessoas possam ler. Espero que gostem das minhas dicas.

Oi! Muito obrigada por ler a fanfic e pelos elogios, e vou tentar ajudar o máximo que puder.
Bem, vou dividir as dicas em duas partes: como atrair leitores e como prendê-los; baseado em experiências como escritora e como leitora. Tudo bem?
Como atrair os leitores.
1. A primeira coisa que olho em uma fanfic ou um livro (porque eu gosto de tratá-los do mesmo modo, dependendo da situação) são: o gênero, a capa, o título e a sinopse. Esses são pontos cruciais para chamar atenção das pessoas. Não precisa ser o melhor título de todos os tempos, nem é necessário que você (ou a pessoa a quem pedir que edite a capa) sejam deuses da edição de imagens. Por exemplo, quando olhei para o link de sua fanfic, logo me senti atraída pelo título "Sangue de Lobo"; é algo curto, forte, objetivo e ao mesmo tempo enigmático, além de eu amar lobos e sangue kkkkk. Quanto a capa, falemos a verdade, quantas vezes na vida já pegamos um livro (mesmo que depois devolvêssemos à estante) apenas porque achamos aquela capa linda maravilhosa? Como eu disse antes, se você, por exemplo, não souber editar muito bem imagens, pode usar um simples jogo de cores e uma fonte que combine com o tema da história e com essas cores, e obterá um enorme sucesso, acredite em mim. A sinopse é um caso mais delicado, porque entendo, é bem difícil planejá-la. Mas uma coisa que eu gosto de fazer é dar uma introdução na história, mas apenas uma passada por cima, e não declarar tudo o que vai acontecer; e acredite, até o que parece pouco pode ser muito em uma sinopse, e o mesmo ao inverso. Tente fazer um mistério, contando e não contando a história, causando uma expectativa (mas não muito grande porque tenho medo de decepcionar alguém kkk).
2. A classificação – digo, a faixa etária da história – é muito importante também, pois afeta diretamente o tipo de público que deseja para a sua história – mesmo que muitos que, por exemplo, não possuem 18 anos ou a idade da faixa leiam sem quaisquer problemas, eu mesma faço isso. Uma coisa importante é saber classificar nessa parte da faixa etária de modo correto e deixar claro no “conteúdo” tudo ali que, não só faz parte da história, mas que faz com que a classificação seja aquela.
3. Divulgue o máximo que conseguir. Não estou dizendo especificamente que vá de perfil em perfil pedindo que as pessoas dêem uma olhada e tal, até porque algumas pessoas não possuem paciência para isso e podem simplesmente ignorar a sua mensagem. Procure saber se no perfil ela possui algum aviso de “ei, não me mande nada”; mesmo que muitos não coloquem, é uma boa se certificar disso. Apresente também a história para os seus amigos, se não gostarem do gênero, peça para que espalhem para os seus próprios amigos que gostam; peça aos leitores que divulguem para aqueles que acham que vão ler a sua história; deixe sempre um link da fanfic disponível em perfis de outras redes sociais. Devo admitir que foi difícil conseguir leitores para a Don’t Look in My Eyes, e até mais ou menos o capítulo 7 eram pouquíssimos, dali em diante foram aparecendo de repente, como um BOOM, mas também meus antigos leitores me disseram ter divulgado a história.
Bem, agora vamos para a parte 2: Como prender os leitores.
1. A gramática é uma parte essencial para manter os leitores com você. Preste atenção, leia o que escreveu e retire coisas que você mesmo achou estranhas, use programas que revisem a gramática – o próprio Microsoft Word é um – para que lhe auxiliem, e se achar necessário, peça ajuda de um amigo ou um Leitor Beta.
2. Seja educado e – o máximo que puder – gentil com seus leitores. Responda todos os comentários que conseguir, se comunique com eles, mostre que se lembra deles e que são importantes ali. Isso tanto os prenderá ali como atrairá novos leitores.
3. Tente postar capítulos rapidamente e não os deixar muito cansativos, mesmo que “nada” aconteça, faça com que alguma coisa dê um ritmo à história. Eu sei que às vezes, os compromissos, a falta de ideias ou pesquisas para a história podem nos atrasar, tanto que já cheguei a ficar um mês inteiro sem postar nenhum capítulo nas fanfics. Mas é bom tentar fazer da escrita uma parte da sua rotina para que fique cada vez mais fácil para que as palavras fluam e para que possa postar rapidamente.
4. Não faça capítulos muito longos, apenas se for realmente necessário. Muitas pessoas só de olharem para os capítulos e encontrarem coisas de 3 mil, 4 mil, 5 mil palavras, fogem daquela história. Lembre-se que é apenas um site para uma leitura rápida, fácil e descontraída, não um uma escrita de um livro – mesmo os livros agora possuem capítulos consideravelmente curtos.
Bem, acho que é só isso que tenho realmente a dizer. Como vê, não é nada muito difícil, depois de prestar atenção nesses detalhes é só cruzar os dedos e esperar que sua história conquiste cada vez mais sucesso. Um beijo, espero ter ajudado (e desculpe a demora para responder, estive meio ocupada).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 apps interessantes para escritores

É um fato que nos dias atuais, estamos cada vez mais conectados com os smartphones , tablets , e quaisquer outras tecnologias que sejam portáteis, práticas e que garantam várias possibilidades de uso, e isso inclui a nós, escritores. Por esse motivo, muitos desenvolvedores criam aplicativos que podem auxiliar todo o processo de escrita e criação de histórias. Eu estou sempre instalando e desinstalando os que encontro que parecem bons, e agora vou compartilhar com todos quais os apps que uso e acredito serem ótimos para escritores, mas não vou falar sobre as plataformas de publicação online ou altamente conhecidos como fonte de pesquisa (como Google e Wikipédia), apenas aplicativos de apoio.

The Ghost #1

Porque às vezes é preciso lutar pelo que realmente importa.  ( Tradução : Diz-se "Antiga parede" perto da linha pontilhada, "Nova parede" perto da retângulo preto e "Fantasma que morreu antes da nova parede" perto do fantasma. Ele diz "Eu vejo que você construiu uma nova parede mas ela é estúpida e eu escolhi ignorá-la". Texto feito em inglês para manter o fantasma sem gênero, manobra um pouco mais difícil em português.)

NaNoWriMo

Olá, desculpem-me por ter sumido do blog, prometo que não farei mais isso, porém esses três meses foram realmente tensos e corridos na escola com várias provas, trabalhos e relatórios para fazer, além de outros compromissos. Hoje retornei para falar do NaNoWriMo (National Novel Writing Month) . Para quem nunca ouviu falar, é um site feito especialmente para o incentivo de escritores do mundo todo, sendo mais como um programa mesmo, uma atividade. Qual a proposta do site? Bem, você cria a sua conta e monta o seu perfil, e a proposta do site é: nos 30 dias do mês de novembro, você se desafia a escrever 50 mil palavras em sua obra. É, isso mesmo, 50 mil. Eu vi sobre o site no Facebook, justamente depois de ter me proposto uma meta de escrever, no mínimo, mil palavras por dia, e achei a proposta bastante interessante, principalmente para me ajudar e também a qualquer um que gosta de um desafio e precisa de um impulso para ir em frente com a sua história. Eu mesma devo admitir que es