Pular para o conteúdo principal

Dicas de escritora para escritores



O post de hoje falará sobre dicas que eu tenho para dar com a minha não profissional porém não tão pouca experiência com escrita de ficções e espero que todos que leem gostem e achem as dicas úteis para eles mesmos e sintam-se motivados.

Vou usar aqui algumas coisas que aprendi no curso gratuito "Start Writing Fiction" da Open University no site FutureLearn, que é realmente ÓTIMO e me fez ter muita vontade de acrescentar o curso de escrita criativa na listinha dos que pretendo fazer na faculdade! Contudo, também usarei coisas com as quais tive contato durante os seis anos escrevendo histórias.

Bem, vamos lá!

1. Nunca bloqueie a sua mente


Se tem uma coisa que acabo fazendo muito e percebo outras pessoas fazendo é um bloqueio mental proposital mesmo que inconsciente. O que quero dizer com isso? É o que acontece quando você tem uma ideia e joga-a de lado porque:

1) Esse pensamento vai contra os meus valores e minha criação;
2) Nunca conseguiria escrever algo assim;
3) Já tenho ideias demais e não posso ficar criando outras;
4) Não tenho tempo para isso;
5) Isso é ridículo.

E milhões de outras desculpas que você dá para você mesmx sem realmente perceber que está fazendo isso, como algo que acontece no piloto automático. Pois bem, NUNCA bloqueie a sua mente de trabalhar. Cada pensamento conta como algo que pode se tornar uma grande ideia bem trabalhada. Um ótimo exercício que costumo fazer é:

Colocar os fones de ouvido e aumentar o volume para o máximo. Se possível, fico em um local separado onde sei que não serei incomodada por ninguém, encontro uma posição confortável, fecho os olhos, e ligo o player no aleatório, deixando minha mente fluir e seguir o ritmo da música e trabalhar sozinha sem quaisquer censuras para ver no que vai dar no final. Você pode ver várias cenas soltas ou que seguem uma linha cronológica (ou qualquer linha que tenha lógica para você).

O importante é sempre deixar que seus pensamentos fluam sem rédeas. "Mas eu tenho ideias demais e elas se perdem na minha cabeça". Bem, para isso, leia a próxima dica.

2. Anote suas ideias

Escreva tudo do jeito que quiser, desenhe, pinte, anote, rabisque, planeja gráficos e mapas, faça questão de não se esquecer de marcar as suas ideias em algum lugar de alguma maneira. Faça documentos no computador, no celular, no iPad, e nunca se esqueça de também manter os seus cadernos, agendas e blocos de notas de papel, lápis e canetas perto de você SEMPRE. Nunca se sabe quando a inspiração virá e para isso, esteja sempre preparado para não perdê-la para o vento.

Eu tenho vários cadernos de anotações usados somente para minhas ideias desde os dez anos de idade e isso tem me ajudado muito a me lembrar de minhas ideias e a não esquecer dos detalhes. Ali faço esboços, planejamentos, fichas, desenhos e coisas bem complexas. Tudo varia com o quanto estou inspirada naquele dia. O importante é sempre mantê-lo por perto e anotar tudo o que você pensa e parece bom.

3. Pesquise

Pesquise. Sobre tudo. Pesquise loucamente. O conhecimento sobre determinado assunto nunca é demais para criar e aperfeiçoar suas ideias, lapidando-as para o objetivo desejado, mesmo que você acredite já saber o suficiente. Acredite, ainda tem muito mais a ser visto. Procure por filmes, livros, matérias, artigos, imagens, vídeos, sobre o assunto que quer escrever ou conhecer melhor.

Quer escrever um livro que se passa nos anos 1960? Pesquise sobre o que aconteceu nessa década, quem eram os líderes mundiais, quais os movimentos sociais que cresciam, qual era o papel de cada pessoa na sociedade (ou seja: como os homens eram tratados? Como os negros eram tratados? Os indígenas? As mulheres? Os estrangeiros? Filhos bastardos? Todos!). Quer escrever sobre um país que você não conhece/não mora? Pesquise MUITO mesmo. Leia sobre a cultura deles, a culinária (não só aquela que se vê em restaurantes, mas aquela que o povo come em casa de verdade), o idioma (não precisa aprendê-lo, mas é sempre bom saber mesmo que por cima como ele funciona, por exemplo, o alemão é visto como uma língua racional, os idiomas latinos soam cantados, etc), a cidade onde acontece, como são as construções, a História do país, o tipo climático, a vegetação, tudo isso é importante. Os pequenos detalhes aparentemente insignificantes são os que dão mais realidade e consistência à narrativa.

Isso não só funciona para dar os toques finais e detalhes ao que acontece naquele cenário, mas também ajuda a ter novas ideias. Pretende escrever um livro sobre apocalipse zumbi? Pesquise sobre zumbis, todas as histórias e descrições sobre eles, assista a filmes com zumbis, leia outros livros e fanfictions com a temática, conheça jogos nesse cenário. Você tem então à suas mãos fontes enormes de ideias! Com todas essas informações, você pode, por exemplo, ver o que ainda não foi trabalhado antes. Anote o que mais chamou atenção e o que sentiu faltar nas histórias, e inclua isso no seu trabalho.

4. Aceite ajuda

Ajuda sempre é bem-vinda em todas as situações, inclusive na escrita. Nisso entra também outra questão: respeito e valorização. Não negue o conselho, opinião ou dica que uma pessoa oferece por ela não ler tanto quanto você, por nunca ter escrito nada antes, por considerar uma pessoa chata, muito velha ou muito jovem, e principalmente se for um escritor amador. Digo por experiência própria, já que uma vez comentários que eu e vários outros escritores não-publicados fizemos foram desconsiderados por completos, com direito até a frase: "Só vejo amadores. E eu sendo uma profissional..." e nem preciso dizer o resto, não é? (O engraçado é que a pessoa não era profissional em escrever e sim em ilustrações, e estava desconsiderando pessoas que escrevem falando sobre o processo de escrita por ainda não terem publicado nada)

Tendo sentido isso na pele, posso dizer o quanto é uma sensação muito chata. Isso tanto pode deixar a pessoa desconfortável, dependendo da maneira como você fala, quanto pode ser prejudicial para você. Ou vai dizer que nunca ouviu alguém te dar uma dica e se perguntou: "Como não pensei nisso antes?" Pense só que maravilhas podem acontecer nas suas histórias com essa simples dica e esse simples pensamento!

5. Acompanhe a mídia

Em todos os sentidos possíveis. Mantenha-se presente nas redes sociais, aprenda a usá-las (acredite, isso pode sim ser útil), veja sobre o que as pessoas estão falando, acompanhe as notícias locais e do mundo. E também é muito bom manter contato com as artes. Assista filmes, séries, animes e animações, leia livros, fanfics e mangás, veja o qual é a maior tendência. Tudo isso é o pote de ouro no fim do arco-íris para inspirações. Mesmo que não tenha nada a ver com o seu projeto, não duvide do quanto você pode sentir aquela vontade imensa de escrever depois de uma maratona de filmes/séries e até de leitura.

Na minha experiência, os momentos em que menos escrevi ou tive ideias estavam intimamente ligados a épocas em que não sentia vontade ou prazer em fazer muitas coisas (problemas pessoais) e/ou não tinha tempo de fazer nada e me sentia extremamente cansada a todo momento. Não sentia vontade de escrever porque estava cansada, nem de assistir ou ler nada. Contudo, quando vi que tinha sim um tempo para algo e assistia a um ou dois episódios de uma série ou outra, de repente vinha aquela coisa borbulhando dentro de mim, com as palavras dançando na minha mente esperando para serem escritas.

______________________________________________________________________

Espero que isso tenha sido útil e inspirador para alguém. E até a próxima postagem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

8 apps interessantes para escritores

É um fato que nos dias atuais, estamos cada vez mais conectados com os smartphones , tablets , e quaisquer outras tecnologias que sejam portáteis, práticas e que garantam várias possibilidades de uso, e isso inclui a nós, escritores. Por esse motivo, muitos desenvolvedores criam aplicativos que podem auxiliar todo o processo de escrita e criação de histórias. Eu estou sempre instalando e desinstalando os que encontro que parecem bons, e agora vou compartilhar com todos quais os apps que uso e acredito serem ótimos para escritores, mas não vou falar sobre as plataformas de publicação online ou altamente conhecidos como fonte de pesquisa (como Google e Wikipédia), apenas aplicativos de apoio.

The Ghost #1

Porque às vezes é preciso lutar pelo que realmente importa.  ( Tradução : Diz-se "Antiga parede" perto da linha pontilhada, "Nova parede" perto da retângulo preto e "Fantasma que morreu antes da nova parede" perto do fantasma. Ele diz "Eu vejo que você construiu uma nova parede mas ela é estúpida e eu escolhi ignorá-la". Texto feito em inglês para manter o fantasma sem gênero, manobra um pouco mais difícil em português.)

NaNoWriMo

Olá, desculpem-me por ter sumido do blog, prometo que não farei mais isso, porém esses três meses foram realmente tensos e corridos na escola com várias provas, trabalhos e relatórios para fazer, além de outros compromissos. Hoje retornei para falar do NaNoWriMo (National Novel Writing Month) . Para quem nunca ouviu falar, é um site feito especialmente para o incentivo de escritores do mundo todo, sendo mais como um programa mesmo, uma atividade. Qual a proposta do site? Bem, você cria a sua conta e monta o seu perfil, e a proposta do site é: nos 30 dias do mês de novembro, você se desafia a escrever 50 mil palavras em sua obra. É, isso mesmo, 50 mil. Eu vi sobre o site no Facebook, justamente depois de ter me proposto uma meta de escrever, no mínimo, mil palavras por dia, e achei a proposta bastante interessante, principalmente para me ajudar e também a qualquer um que gosta de um desafio e precisa de um impulso para ir em frente com a sua história. Eu mesma devo admitir que es